YOUSSEF ABDULLAH

XAT YOUSSEF ABDULLAH

DEIXE SEU RECADO

domingo, 21 de novembro de 2010

DEPRESSÃO E A BIBLIA


A depressão (ou melancolia, como era antes chamada) tem sido reconhecida como um problema há mais de 2.000 anos. Ela é algo que todos experimentam até certo ponto e em períodos diferentes da vida.

 
Os sinais da depressão incluem;

tristeza, apatia e inércia, tornando difícil continuar vivendo ou tomar decisões; perda de energia e fadiga, normalmente acompanhada de insônia; pessimismo e desesperança; medo, auto-conceito negativo, quase sempre acompahado de auto-crítica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais, perda de espontâneidade; dificuldade de concentração; incapacidade de apreciar acontecimentos e atividades agradáveis; e frequentemente, perda de apetite.
As depressões podem ocorrer em qualquer idade (inclusive na infância).

II) A Bíblia e a Depressão


A depressão, por si mesma, é um termo clínico não discutido na Bíblia. Os salmistas, porém, clamaram em palavras que deixaram transparecer depressão e existem várias descrições bíblicas que sugerem o problema. Tome como exemplos:

Salmo 5:1-3

1   Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras e acode ao meu gemido.

2   Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro.

3   De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

Salmo - 6: 3,  Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?

Salmo - 6, 7    Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.

Salmo - 42:5 - Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Em outros pontos da Bíblia, parece que Jó, Moisés, Jonas, Pedro e toda a nação de Israel experimentaram depressão.

 

Jó 3 – 1 -   Depois disto, passou Jó a falar e amaldiçoou o seu dia natalício.

3.2   Disse Jó:

3.3   Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!

3.4   Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.

3.5   Reclamem-no as trevas e a sombra de morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que pode enegrecer o dia.

3.6   Aquela noite, que dela se apoderem densas trevas; não se regozije ela entre os dias do ano, não entre na conta dos meses.

3.7   Seja estéril aquela noite, e dela sejam banidos os sons de júbilo.

3.8   Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho.

3.9   Escureçam-se as estrelas do crepúsculo matutino dessa noite; que ela espere a luz, e a luz não venha; que não veja as pálpebras dos olhos da alva,

3.10   pois não fechou as portas do ventre de minha mãe, nem escondeu dos meus olhos o sofrimento.

3.11   Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?

3.12   Por que houve regaço que me acolhesse? E por que peitos, para que eu mamasse?

3.13   Porque já agora repousaria tranqüilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso,

3.14   com os reis e conselheiros da terra que para si edificaram mausoléus;

3.15   ou com os príncipes que tinham ouro e encheram de prata as suas casas;

3.16   ou, como aborto oculto, eu não existiria, como crianças que nunca viram a luz.

3.17   Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados.

3.18   Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do feitor.

3.19   Ali, está tanto o pequeno como o grande e o servo livre de seu senhor.

3.20   Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo,

3.21   que esperam a morte, e ela não vem? Eles cavam em procura dela mais do que tesouros ocultos.

3.22   Eles se regozijariam por um túmulo e exultariam se achassem a sepultura.

3.23   Por que se concede luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus cercou de todos os lados?

3.24   Por que em vez do meu pão me vêm gemidos, e os meus lamentos se derramam como água?

3.25   Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.

3.26   Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.

Núm.  11.10   Então, Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.

11.11   Disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo?

11.12   Concebi eu, porventura, todo este povo? Dei-o eu à luz, para que me digas: Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que, sob juramento, prometeste a seus pais?

11.13   Donde teria eu carne para dar a todo este povo? Pois chora diante de mim, dizendo: Dá-nos carne que possamos comer.

11.14   Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais.

11.15   Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.

 

Jonas 4:1- Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.

4.2   E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

4.3   Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Ex 6:9 -  Desse modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não atenderam a Moisés, por causa da ânsia de espírito e da dura escravidão.

Mt 26:75).   Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.


Contudo, cada um desses, que se afundou na depressão, eventualmente se livrou dela e experimentou uma alegria nova e duradoura.

III) As Causas da Depressão

 
1. Causas físico-genéticas: a depressão freqüentemente tem uma origem física. A falta de sono e uma alimentação imprópria estão entre as causas físicas mais simples (contudo, muitas vezes esses sinais estão classificados também como sintomas de uma depressão). Outros fatores: efeitos de entorpecentes (LSD, cocaína e crack), contagem baixa de açucar no sangue, elementos químicos em desequilibrio no organismo, tumores cerebrais e desordens glandulares. Há também a possibilidade de a depressão ser hereditária.

 
2. Causas Ambientais:

As experiências na infância levam à depressão na vida adulta? Algumas evidências indicariam uma resposta positiva. A depressão é mais provável quando os pais aberta ou sutilmente rejeitam os filhos, ou quando famílias que procuram status e estabelecem padrões
elevados demais que não podem ser alcançados pelos filhos. Quando os padrões são excessivamente altos, o fracasso torna-se inevitável e o indivíduo fica deprimido em reação a uma nítida discrepância entre os alvos e as realizações.


3. Incapacidade Aprendida:

Uma teoria recente afirma que a depressão vem quando encontramos situações sobre as quais não temos contrôle. Quando percebemos que nossos atos não terão resultado, por mais que tentemos, que nada podemos fazer para aliviar o sofrimento, alcançar um alvo ou produzir uma mudança, a depressão então, torna-se uma causa comum. Ela surge quando nos sentimos incapazes e desistimos de tentar.

 
4. Pensamento Negativo:

Não é difícil habituar-se a um padrão de pensamentos negativos, vendo o lado escuro da vida e esquecendo-se do que é positivo. Mas o pensamento negativo pode levar à depressão e quando a pessoa deprimida continua a pensar negativamente a depressão é mais intensa ainda.

 
5. Tensão:

As tensões da vida estimulam a depressão, especialmente quando essas tensões acarretam perdas emprego, posição, saúde, liberdade, uma competição, divórcio, morte ou separações prolongadas.

 
6. Ira:

A explicação mais antiga, mais comum e talvez a mais largamente aceita para a depressão é a que envolve o sentimento de ira voltado para dentro, contra si mesmo. O que acontece quando um indivíduo sente-se frustrado, ressentido e cheio de ira?
Se a ira é negada ou empurrada para fora da nossa mente, ela inflama em oculto e eventualmente nos destrói. Veja o seguinte diagrama:

Mágoa, Ira, Vingança, Ação destrutiva ou Sintomas Psicossomáticos

Talvez nos sintamos mais irados quando feridos por uma decepção ou pelos atos de outrem.
Em lugar de admitir a mágoa, as pessoas ficam se remoendo, ponderam sobre o acontecido e começam a ficar zangadas. A ira então cresce e torna-se tão forte que oculta a mágoa.
Se ela não for admitida e expressa, sendo enfrentada, resulta em vingança. A vingança leva, às vezes a atos violentos e destrutivos. Mas, para o cristão, a violência é inaceitável. Como resultado, algumas pessoas escondem os seus sentimentos.
Isso exige energia e desgaste do corpo, de modo que as emoções eventualmente vem a superfície na forma de sintomas psicossomáticos. A depressão freqüentemente oculta a mágoa, ira e ressentimentos adjacentes.

 
7. Culpa: não é difícil compreender porque a culpa pode levar à depressão. Quando a pessoa sente que falhou ou fez algo errado, surge a culpa e, juntamente com ela a auto-condenação, frustração, desesperança e outros sintomas de depressão. A culpa e a depressão ocorrem juntas com tanta freqüência que é difícil determinar qual delas surge primeiro.

IV) Efeitos da Depressão
A depressão leva a qualquer dos seguintes efeitos, ou a todos eles. Em geral, quanto mais profunda a depressão mais intensos serão os seus efeitos.

 
1.Infelicidade e Ineficiência:

Os indivíduos deprimidos quase sempre sentem-se desanimados, auto-críticos e miseráveis. Falta-lhes entusiasmo, mostram-se indecisos e algumas vezes tem pouca energia para fazer as coisas mais simples.


2. Reações mascaradas:

Agressividade e explosões de mau gênio; comportamento impulsivo (jogatina, bebedeira, violência, impulso para destruição e sexo compulsivo); tendência para acidentes; trabalho compulsivo e problemas sexuais. Esses sintomas mascarados podem ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.

 
3. Retração:

Desejo de afastar-se dos outros, de devanear e de escapar para o mundo da televisão, novelas, álcool ou drogas. Alguns sonham em fugir ou encontrar um emprego mais simples.

 
4. Suicídio:

É o mais simples e completo meio de escape.

V) Como Evitar a Depressão

 
A depressão pode ser evitada?

Não. Creio que sómente as depressões de longa duração são evitáveis. Existem várias maneiras de se fazer isso.E em Deus,no nome de Jesus Cristo podemos chegar a cura da depressão.


1. Confiança em Deus:

Ver Fil. 4:11,   Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

4.12   Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

4.13   tudo posso naquele que me fortalece.

 19. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

Da mesma forma que nos dias de Paulo, a convicção de que Deus está vivo e controla tudo pode dar esperança e encorajamento hoje.

 
2. O Desânimo:

Quando somos suficientemente realistas para contar com o sofrimento e, bastante informados para saber que Deus está sempre no contrôle, podemos então tratar melhor do desânimo e evitar cair em depressão profunda.

 
3. Aprender a tratar com a ira e a culpa: devemos pedir a Deus para ajudar-nos a esquecer o passado, a perdoar os que pecaram contra nós e a perdoar a nós mesmos.


4. Forneça apoio: um grupo de pessoas que aprende a interessar-se mútuamente, pode fazer muito para suavizar o trauma das crises.


5. Estenda a mão: o estímulo de uma comunidade de ajuda é, portanto, um meio indireto de evitar a depressão.


6. Encoraje a aptidão física: um corpo sadio é menos suscetível a doenças mentais e físicas.


Busque a DEUS,creia em JESUS CRISTO,pois ele disse:SEM MIM NADA PODEIS FAZER.

QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário